segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estabilizadores de voltagem, qual a importância deles??


Poucos de nós sabemos o quanto a nossa rede elétrica é instável e que a oscilação é um dos grandes males dos equipamentos de som/vídeo. Atualmente, muitos especialistas de som domésticos sugerem selecionar a chave de mudança de voltagem dos aparelhos para 127v, que é considerada mais próxima do que o chamam de "seguro" e, utilizar um bom estabilizador de voltagem.

A voltagem que conhecemos como 110v é de fato apenas uma referência. O pico de oscilação na realidade ultrapassa esse limite de segurança e muitas vezes chega a 130v, ou mais. Uma vez que o equipamento de som é ligado na tomada, sua fonte interna passa a funcionar e se alimentar dessa série de descargas elétricas desenfreadas.

Essa descarga fica subindo e descendo mais que montanha-russa dentro do aparelho e passa a danificar a fonte do equipamento em pequenas e suaves prestações. Isto é o que normalmente dá origem a problemas do além, tais como "de repente parou de funcionar", ou em casos de suposto diagnóstico, "acho que é apenas um fio solto" - o que pode piorar bastante as coisas, ainda mais quando o próprio sujeito resolve trocar o fusível...

Minha dica para evitar qualquer uma destas situações é enquanto você não possui um estabilizador de acordo com a necessidade de seus equipamentos, utilize aquele que está encostado e você usava no seu computador antigo. Em caso de compra, felizmente as marcas brasileiras são confiáveis e os preços também são equivalente, basta sabermos no que iremos usar e explicar ao vendedor.

Portanto, da próxima vez que a lâmpada de sua casa piscar, ou a luz ir e voltar em questão de segundos, lembre-se de proteger sua aparelhagem e, aproveite também para solicitar à companhia elétrica um serviço de aferição, a fim de verificar o nível de oscilação em sua casa.

Limito-me a escrever sobre o assunto em pauta, dentro do perfil do blog, mas que fique bem claro que esse problema afeta qualquer coisa que esteja ligado à rede. Lembrando também que um estabilizador de voltagem não garante proteção em casos de discarga causada por um raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário