terça-feira, 3 de março de 2009

Tenha o melhor som de vinil!!!


Para os aficcionados por LP é impressindível que se tenha um equipo à altura que esta magnífica mídia proporciona.

Supondo que você curta boa música e adora reunir os amigos para a chamada "degustação sonora!", sinta-se uma pessoa de sorte. Vivemos na melhor época para quem quer ter um som refinado, com peso e principalmente, com um preço acessível.

O padrão que apresentarei aqui é de acordo com minha necessidade, entretanto, baseado neste modelo, qualquer leigo pode correr atrás do seu próprio sound-system.

A central de comando é o receiver. É nele que serão plugado as caixas acústicas e o toca-discos. Sugiro os fabricados nos períodos de 70 a 87 (Kenwood, Pioneer, Sansui, Technics, Polivox, Nashville, Aiko, Marantz, Philips, Toshiba, Sony etc), que ainda são muito fáceis de se achar no mercado, - isso, se você não encontrar uma maravilha destas encostada na casa da sua avó - e existem modelos e preços para todos os tipos de bolso. Um detalhe bacana é que até os receivers de marcas nacionais desta época, como Gradiente e CCE, tem uma qualidade de som e durabilidade muito confiáveis.

As melhores caixas acústicas domésticas são as grandes feitas de madeira sólida e de preferência, que tenham falantes separados de agudo, médio e grave. No entanto, desde que não sejam muito vagabundas, é possível tirar proveito de caixas acústicas de variados portes, sempre levando em consideração o espaço a ser sonorizado.

Conectadas as caixas acústicas ao receiver o sistema está pronto para receber o seu toca-discos e amplificar o sulco do seu LP.

Atualmente existem inúmeras opções de toca-discos. Há quem prefira as populares MK-2 da Technics porque se trata de um equipamento robusto e possui vida útil longa, além de possuir sitema de motor Direct Drive. Entretanto, marcas alternativas e novas no mercado nacional como Ion, Stanton e Numark por exemplo, oferecem ítens como saída USB e possuem qualidade que não deixam nada a desejar.

Outra grande vantagem deste formato apresentado é que além do toca-discos é possível ligar: Toca-Fitas (alguém ainda usa isso???), VCR (isso tb??), Mixers, CD/DVD/MP3-Players, IPod´s, MD-Players, sinal de áudio do computador, todos com saída em RCA Stereo, além é claro, da elegância vintage.

Um investimento desse porte é de aproximadamente dois mil reais. O que vale muito a pena em termos de longo prazo de curtição!

Bom som e saúde à todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário